Você sabe o que é LABIRINTITE?

É comum pessoas que sofrem com tontura/vertigem descreverem seus sintomas como labirintite. Labirintite é uma doença rara e grave. O termo significa “doença inflamatória do labirinto”. A labirintite é apenas uma das causas de vertigem. Ela consiste em uma inflamação do labirinto, estrutura interna do ouvido, geralmente, causada por uma bactéria, normalmente secundária a outras infecções como, por exemplo, a otite média (inflamação do ouvido médio) ou a meningite (inflamação das membranas que recobrem as estruturas do sistema nervoso central). No entanto, dificilmente o labirinto sofre de infecções. Uma vez ocorrendo a infecção no labirinto, as consequências são graves, pois, no geral, essa infecção poderá causar a sua destruição.

Até o século XIX, a medicina acreditava que as vertigens eram causadas por doenças neurológicas. Em 1861, o francês Prosper Ménière publicou um estudo atribuindo ao labirinto os sintomas de uma jovem que estava sofrendo de tontura, vertigem, zumbido e diminuição da audição. A partir de então, percebeu-se que as doenças do labirinto são as mais frequentes causas de vertigem, que significa sensação de estar se movimentando (em geral, sensação de estar rodando), bem como de sintomas de zumbido e surdez.

Existem diferentes doenças do labirinto que podem causar tontura do tipo vertiginosa (sensação de tudo estar rodando ou em movimento) e o termo “LABIRINTITE”, muitas vezes, é empregado equivocadamente, sendo o correto, LABIRINTOPATIA.

As doenças mais comuns do labirinto são vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), doença de Ménière, neurite vestibular, fístula labiríntica, entre outras. Investigar as causas da tontura é fundamental para o diagnóstico preciso e indicação adequada do tratamento.

Hidropisia endolinfática – Labirintopatia

Fonte: Dr. Márcio Salmito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *